Área Restrita

Geoprocessamento

Autorizado - Portaria nº 400 de 29 de Maio de 2015.

 

A tecnologia de Geoprocessamento tornou-se indispensável para profissionais de diversas áreas. Neste contexto, que surge a necessidade de utilizar e desenvolver produtos de localização geográfica e análise espacial, com aplicação em empresas privadas e, principalmente, na administração pública. Além de Introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas - (SIG), o curso apresenta embasamento teórico para utilizar metodologias e aplicações de geoprocessamento na Internet.

 

Objetivos

• Introduzir conceitos fundamentais de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) na Internet e tratamento da informação espacial; possibilitar o embasamento teórico em modelos de localização geográfica e análise espacial;

• Possibilitar ao aluno manipular, em ambiente web, as funções básicas de um sistema de geovisualização;

• Desenvolver aplicações práticas a partir de exemplos e estudos de caso disponibilizados.

 

A quem se destina

Graduados em Ciências Biológicas e Gestão Ambiental, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Geografia, Turismo, Economia, Engenharia, Arquitetura e Administração, além de  profissionais que desenvolvam ou se utilizem de aplicações de geoprocessamento. Principalmente funcionários de órgãos públicos, fundações e autarquias das esferas municipal, estadual e federal são potenciais alunos do curso de Geoprocessamento, com aplicabilidade em diversas áreas, como por exemplo:

- Gestão ambiental;

- Planejamento urbano;

- Transporte urbano e rodoviário;

- Turismo;

- Logística / Rastreamento de veículos;

- Geomarketing;

- Saúde Pública / Epidemiologia;

- Educação;

- Agricultura e pecuária / Análise de solo;

- Saneamento e empresas de distribuição de energia.

 

Notícias
Matriz Curricular
Documentos
Projeto Pedagógico
Coordenador Recomenda