Área Restrita

Engenharia Civil

Autorizado - Portaria nº 702, de 1º de outubro de 2015.

 

O engenheiro civil é responsável por projetar, gerenciar e executar obras de casas, prédios, pontes, viadutos, estradas e barragens. Acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma, analisando o solo, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento da obra e define o material a ser usado. Além disso, chefia as equipes de trabalho e fiscaliza prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Pode ainda militar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do cargo e da função.


O profissional desta área deve apresentar formação em ciências exatas, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores. Deve desenvolver senso crítico e espírito de trabalho em equipe, por exemplo, em incorporação de projetos. O engenheiro civil pela FAPAN estará perfeitamente habilitado a trabalhar em escritórios de construção civil, indústrias, empresas construtoras, serviços públicos e instituições específicas ligadas à engenharia.

 

Qual a diferença entre Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil?

 

São várias diferenças e elas começam na grade curricular. Em Arquitetura a ênfase maior é em Artes e Humanidades, mesmo que tenha matérias ligadas a cálculos e projetos estruturais. Em Engenharia Civil a formação é mais forte em matemática e física.

 

Na construção civil, enquanto o arquiteto faz o planejamento da utilização do espaço, o tamanho de cada ambiente, a posição de portas, a localização dos pontos de iluminação, etc., o engenheiro civil implanta o projeto, executando as obras, analisando o solo, calculando do tamanho de colunas e vigas, entre outros detalhes.  

 

 

Notícias
Matriz Curricular
Documentos
Projeto Pedagógico
Coordenador Recomenda

Clique para ampliar.

Informação não Encontrada
Informação não Encontrada