Área Restrita

Conheça o sistema de cores de tubos utilizados na coleta sanguínea

14/12/2017
Notícias
Graduação

 

Com certeza, todo mundo já que coletou sangue observou que os tubos utilizados pelos laboratórios, hospitais ou clínicas são diferentes. Cada um tem uma função, quer ver quais são? Então vamos lá!

Os tubos para coleta sanguínea são utilizados em punções venosas com a finalidade de transporte e processamento de amostras, eles podem ser de vidro ou de plástico, podem ou não ter vácuo e são estéreis.

Os tubos são específicos para cada tipo de análise. Por isso, é muito importante que o profissional responsável pela coleta saiba diferenciar cada um e também conhecer o tipo de amostra necessária para cada análise.

  • Tubos com citrato de sódio (tampa azul-claro) – análises de coagulação;
  • Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela) – análises bioquímicas ou sorológicas;
  • Tubos com heparina com ou sem gel separador de plasma (tampa verde) – análises bioquímicas ou gasometria;
  • Tubos com EDTA (tampa roxa) – análises hematológicas;
  • Tubos com fluoreto de sódio (tampa cinza) – análises glicêmicas;

Além de saber diferenciar os tubos, alguns cuidados devem ser tomados: respeitar o volume cítrico de cada tubo, a ordem para a coleta e a homogeneização das amostras. A ordem correta durante a coleta é indispensável para não ter alterações nos parâmetros analíticos, visto que, se for realizada de forma incorreta, há risco de contaminação de aditivo de um tubo para o outro.

A sequência deve ser: tubo com citrato de sódio (tampa azul), tubo sem anticoagulante (tampa vermelha ou tampa amarela), tubo com heparina (tampa verde), tudo com EDTA (tampa roxa) e tubo com fluoreto de sódio (tampa cinza).

 

Agora que você já conhece os tubos, lembre-se: a precisão dos resultados depende muito de uma boa coleta!

 

Texto: Katia Tichota - Coordenadora de Biomedicina

 

Veja Também

09/09/2011
Institucional

fapan-realiza-o-1o-encontro-de-administradores-na-proxima-semana

A Coordenação do Curso de Administração com os alunos do 8º Período da Faculdade do Pantanal (FAPAN) realizarão o 1º Encontro de Administradores de 13 a 16 de Setembro de 2011 com o tema “Administração em Foco”. Segundo o Coordenador do Curso de Administração Profº Dirceu Luiz Siqueira, este evento é um grande desafio a ser conquistado devido ao número de palestras proferidas e, destaca que os temas das Palestras virão de encontro com o curso de Administração, e com demais cursos e outras instituições de ensino e que a sociedade acadêmica será premiada com este evento. O Diretor da Faculdade, Profº Elvys Ferreira informa que o 1º Encontro de Administradores...

24/09/2013
Institucional

diretor-da-fapan-recebera-titulo-de-cidadao-cacerense-

  Homenagem partiu da Câmara de Vereadores de Cáceres A Câmara de Vereadores de Cáceres realizou na última sexta-feira, 20, sessão extraordinária para votar a concessão de Títulos de Cidadão Cacerense, que serão entregues no próximo dia primeiro de outubro, dentro da programação dos 235 anos da cidade. A solenidade será a partir das 19h30, no plenário Hênio Maldonado. Por indicação do presidente da Casa, Alvasir Alencar (PP), serão homenageados o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TEC), José Carlos Noveli e o diretor dos hospitais São Luiz e Regional, Idelvan Ferreira Macedo. Já o vereador Marcinho Lacerda (PMDB), concederá a comenda ao...

26/01/2015
Institucional

Vestibular “Você conectado ao futuro” aconteceu em quatro unidades do Athenas Grupo Educacional

Quatro unidades do Athenas Grupo Educacional (UNIJIPA, FAP, FSP e FAPAN) realizaram mais uma etapa do vestibular 2015/1 “Você conectado ao futuro” no último domingo (25). Mais de 400 vestibulandos prestaram prova nas quatro unidades, e foram recepcionados pela equipe de colaboradores de cada faculdade. Todos os processos seletivos tiveram início às 9h, exceto a FAP que começou às 8h da manhã.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem