Alunos de Contábeis aprendem sobre Target Costing

05/04/2018
Os acadêmicos do 4º e 5º período de Ciências Contábeis puderam desenvolver suas habilidades e criatividade na aula prática do Método de Custeamento Target Costing, na última terça-feira (3). Os alunos foram orientados pela Prof. Esp. Elisandra Beatriz e pela coordenadora do curso, Me. Claudia Alvez.

“O método de custeamento Target Costing, consiste no estabelecimento de preços impostos pelo mercado. Ou seja, quanto os clientes estão dispostos a pagar pelo produto oferecido. Posteriormente, aplica-se a margem de lucro desejada pela empresa e assim obtemos o custo meta”, explicou a coordenadora do curso, Prof. Me. Claudia Alvez.

De acordo com a professora, a metodologia proposta para os alunos consistiu na elaboração de um lanche, que deveria ter preço de venda definido pelo mercado de R$ 4,00 e uma meta de lucro de 30%. Ou seja, para preparar esse lanche, eles teriam um custo de R$ 2,80. A partir desse cálculo, os estudantes escolheram os itens que mais gostam e que estivessem dentro das possibilidades do custo existente. “Eles conseguiram gerenciar seus custos de maneira brilhante, além de sentir na prática as dificuldades e possibilidades que as empresas sentem no dia a dia, quando o seu custo é definido antes da fabricação do seu produto”, finalizou a coordenadora.

A Fapan faz questão de basear seu ensino nas metodologias ativas. Pois, através delas, os docentes devem alinhar a teoria e a prática, para que haja maior compreensão dos alunos. Além de experimentarem um pouco da vivência da profissão e, assim, se tornam profissionais mais capacitados e preparados para o mercado de trabalho. Fapan, transformando através da educação.