Área Restrita

Novas Leis Trabalhistas: Confira 5 tópicos que sofreram alterações

13/11/2017
Notícias
Institucional

No último sábado (11), entrou em vigor as novas regras das relações trabalhistas no Brasil, que foram aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo presidente em julho. A nova legislação alterou diversas normas previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). De acordo com o Ministério do Trabalho, as novas regras valerão para todos os contratos de trabalho vigentes, tanto antigos como novos. Conheça 5 das principais mudanças nas leis trabalhistas.

 

Férias:

Os 30 dias anuais ainda estão valendo. Porém, em caso de acordo entre trabalhadores e empresários, as férias poderão ser divididas em até três vezes, desde que seja um período de 14 dias corridos e, os demais, cinco dias corridos.

 

Intervalo de almoço:

 

O intervalo poderá ser negociado, desde que tenha, no mínimo, 30 minutos. Para o caso de o empregador não oferecer o intervalo mínimo para almoço, a indenização será de 50% do valor da hora normal de trabalho, em cima do tempo não concedido. Ao invés de todo o tempo de intervalo.

 

Grávidas e lactantes:

 

Agora podem trabalhar em locais insalubres, desde que estes tenham graus "mínimos e médios", podendo ser afastadas apenas com uma solicitação do médico. No caso de grau "máximo", o trabalho não é permitido.

 

Demissão:

 

Em caso de acordo entre a empresa e o funcionário, o contrato de trabalho poderá ser extinto com o pagamento de metade do aviso prévio e metade da multa de 40% sobre o saldo do FGTS. O empregado também poderá movimentar até 80% do valor depositado pela empresa na conta do FGTS, porém não terá mais direito ao seguro-desemprego.

 

Banco de horas:

 

O banco de horas pode ser feito em forma de acordo individual escrito, desde que a haja a compensação em um período máximo de seis meses.

Veja Também

07/03/2012
Institucional

coordenacao-de-administracao-da-fapan-realiza-pesquisa-com-calouros

  A Faculdade do Pantanal (FAPAN), preocupada com o desenvolvimento dos seus alunos, empregabilidade, crescimento econômico e social de sua comunidade acadêmica, vem constantemente aplicando pesquisas que forneçam informações e subsídios para melhorar seus aportes ao estudante.     Deste modo, foi realizada pela Faculdade do Pantanal, na primeira semana do mês de março de 2012 uma pesquisa direcionada a acadêmicos do 1º período de Administração, sendo que o objetivo central da aferição gira em torno da empregabilidade dos calouros 2012/1.   Na última segunda-feira (05), o Coordenador de Administração, prof. Dirceu Luis, aplicou a pesquisa sobre a empregabilidade...

30/04/2013
Institucional

fapan-informa

Agendadas as datas para a segunda chamada de provas A Faculdade do Pantanal (FAPAN) comunica que, as provas para os alunos que solicitaram segunda chamada acontecerão de 06 a 09 de maio/13. Os alunos que ainda não solicitaram, tem até o dia 30 de abril para solicitar a segunda chamada, e só poderão fazer a prova, os alunos que apresentarem o comprovante de pagamento. Caso o aluno não apresente o pagamento da taxa de segunda chamada, as suas provas não serão aplicadas. Tais alunos terão até o dia 03 de maio para apresentar o comprovante. Aos alunos que não receberam o boleto, procurar imediatamente o financeiro, até o dia 30 de abril.

25/04/2013
Institucional

a-era-do-contador

Por algumas décadas o contador foi visto como um "mal necessário". Após a Era Industrial, marcada pelos destaques da eficiência e da produtividade, a transição para o novo milênio veio com novos conceitos, novos paradigmas, e a chamada "Era do Conhecimento" em que vivemos atualmente valoriza a criatividade e o poder da informação. Inserido neste contexto está o empresário e profissional contábil, cujo papel tem sido evidenciado na última década exatamente por se adequar perfeitamente às novas necessidades da sociedade. Considerada por muitos como a Linguagem Universal dos Negócios, a Contabilidade tem se mostrado e sido mais facilmente percebida como um grande instrumento...

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem