Alunos participaram das atividades de iniciação cientifica de Odontologia

18/08/2017

Os acadêmicos do 1º, 2º 3º e 4º período de Odontologia participaram, na última quinta-feira (18), das atividades de iniciação cientifica do curso, orientados pela Prof. Drª. Denise Cortela e pelo Prof. Me. Eduardo Garcia. A ocasião contou também com a participação da dentista e docente da Universidade Estadual do Mato Grosso, Prof. Waleska.

A Iniciação cientifica teve início com ciclos de palestras organizados pelos alunos, onde cada um apresentou um artigo cientifico dentro de sua linha de pesquisa. Na próxima quarta-feira (23), os estudantes envolvidos no projeto, estarão em uma comunidade da zona rural de Cáceres para realizar estudos epidemiológicos acerca da doença cárie em crianças em idade escolar.

Como parte da rotina de atividades da iniciação cientifica, os alunos também vão realizar neste semestre, educação em saúde oral com pacientes com alterações neurológicas na APAE. O objetivo desta ação é trabalhar com educação em saúde oral de forma lúdica e realizar o condicionamento deste público-alvo ao atendimento odontológico, realizado pela equipe de saúde bucal no centro de especialidades odontológicas do município.

A iniciação cientifica é de fundamental importância para a formação de futuros odontólogos críticos e reflexivos, capazes de atuar em diversas áreas. É o espaço em que o acadêmico tem a oportunidade de vivenciar a experiência odontológica na comunidade e vivenciar aquilo que na maioria das vezes fará parte da sua rotina como odontólogo mesmo nos períodos inicias do curso.