Declare seu imposto de renda com a ajuda gratuita dos alunos de Ciências Contábeis da Fapan

29/03/2018

Até o dia 30 de abril, os contribuintes devem declarar seus impostos de renda. Para quem não sabe, o Imposto de Renda é um imposto que o governo cobra sobre os ganhos das pessoas. Por exemplo, de salários, aluguéis, prêmios de loteria, etc. Porém, uma vez por ano, entre os meses de março e abril, o trabalhador precisa enviar a declaração para que a Receita Federal saiba se ele pagou mais ou menos do que deveria. Nessa declaração, é preciso informar os dados do ano anterior. Ou seja, no IR 2018, serão colocados os gastos e ganhos de 2017.

É ideal que os contribuintes que não sabem como declarar corretamente, procurem um contador para auxiliar nesse processo. Pois, a Receita Federal possui um sistema rigoroso que cruza informações, conhecido como Malha Fina. Por exemplo, se uma empresa informa para a Receita quanto pagou de salário ao trabalhador e esse mesmo trabalhador declara um valor diferente, seja de propósito ou sem querer, ele será chamado para explicar o motivo.

Pensando em facilitar esse processo para a população local e evitar possíveis erros na declaração, os acadêmicos do 7º e 8º período, orientados pelo Prof. Esp. Mayk Souza, estarão prestando atendimento gratuito aos sábados, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30. O atendimento ocorrerá até o dia 30 de abril e os interessados devem procurar os acadêmicos no Laboratório de Práticas Contábeis, no campus da Fapan.