Área Restrita

Isso eu tiro de letra: depoimento da veterana Ana Maria #Diadamulher

08/03/2018
Notícias
Institucional

Sou Ana Maria Braz, tenho 65 anos, dois filhos e sou graduada em Letras e Pedagogia. Hoje sou professora aposentada. Em 1977, me casei e fui morar no sítio. Contra a vontade do meu pai e marido, estudei por correspondência o ginásio, que hoje corresponde ao ensino fundamental. Em 1988, separei de um casamento muito conturbado que durou 11 anos. Tudo o que tentávamos construir juntos não dava certo. Fui morar em outro município com os meus dois filhos, onde tive a oportunidade de fazer faculdade e trabalhar. Passei no concurso do Estado de Mato Grosso, para professora, ficando em sala de aula por 33 anos.

 

Ao saber do curso de Psicologia em Cáceres, me mudei imediatamente para a cidade. Era um dos meus sonhos cursar Psicologia. Perante a família sofri preconceito por parte do meu irmão, pois ele dizia: “você nessa idade vai passar muito humilhação, servir de chacota dos alunos mais novos”. Na verdade, sofri mesmo o preconceito de colegas, não só verbal. No olhar, nos gestos, nas perguntas idiotas que me ferem profundamente.

 

Hoje, estou no 10º (décimo) semestre de Psicologia. Me sinto uma mulher guerreira, que venceu e está vencendo todos os obstáculos com dignidade e com as bênçãos de Deus.

 

Ana Maria Braz, estudante do 10º semestre de Psicologia

Veja Também

06/03/2012
Institucional

general-e-agraciado-com-comenda-por-luta-contra-a-dengue

Na manhã da última sexta feira (2), no auditório do Ministério Público de Rondônia, o General de Brigada Artur Costa Moura, ex-Comandante da 17ª Brigada de Infantaria e Selva em Porto Velho-RO  e atual Secretário Geral do Exército Brasileiro, que foi agraciado com a Comenda do Mérito do Ministério Público de Rondônia, no Grau Gran Cruz.   Na foto ao lado, o General Moura está acompanhado do Dr. Hildon Chaves, Promotor de Justiça da Saúde, que realizou em 2009 a operação conjunta (MP/17ª Brigada) "Guerra Contra a Dengue", em conjunto com o Exército,  e outras instituições civis representando ógãos de todos os segmentos.  De acordo com os envolvidos, a operação...

29/10/2013
Institucional

academicos-de-farmacia-realizam-visita-tecnica-no-hospital-regional-de-caceres

Turma do 1º período participou da atividade.   Seguindo uma agenda anual de visitas técnicas, a turma do 1º período do curso de Farmácia da Faculdade do Pantanal (FAPAN) visitaram a Farmácia Hospitalar do Hospital Regional de Cáceres, no último mês de outubro (29).   Os acadêmicos foram recepcionados pelo farmacêutico José Augusto, que também é professor da turma. Após uma apresentação do hospital foi ministrada uma palestra sobre o papel do profissional farmacêutico no ambiente hospitalar. O professor José Augusto explicou que a proposta da palestra era trazer a práxis para as discussões de sala de aula. “O objetivo do debate foi enfatizar as atribuições...

25/04/2016
Graduação

Brasileira está entre as 10 mulheres mais influentes do mundo Java

Os homens podem predominar em quantidade no cenário mundial da ciência da computação, mas a legião (crescente) de mulheres cientistas ganha cada vez mais reconhecimento do mercado. Um bom exemplo é a lista "10 Influential Women in Java, Scala and Everything in Between”, anunciada recentemente por uma publicação especializada em Java, que destaca as dez mulheres mais influentes em Java, Scala e no ecossistema que abarca essas tecnologias.

Comentários

CAPTCHA Image
Recarregar Imagem